CUIDADOS E RISCOS NO CONSUMO EM EXCESSO DE SAL, AÇÚCAR E GORDURAS

Publicado em: 24/05/2022 11:10 | Fonte/Agência: Agência Prefeitura de Ouro Verde do Oeste

A secretaria municipal de Saúde de Ouro Verde do Oeste, por meio do departamento de vigilância sanitária informa: Cuidados e riscos no consumo excessivo de sal, açúcar e gorduras.
O sódio é um elemento químico encontrado no sal de cozinha (cloreto de sódio) e em grande parte dos alimentos. Uma parcela desse sódio está presente naturalmente nos alimentos, porém a maior parte dele é adicionada, por consumidores, produtores e manipuladores, durante o preparo dos alimentos, na forma de sal ou outros aditivos que contém sódio.
.  O recomendado é que seja consumido uma colher de chá de sal de cozinha por dia. Porém, na maioria das vezes essa indicação é extrapolada e, com isso, é frequente o surgimento de doenças como:
•    hipertensão;
•    acidente vascular cerebral;
•    problemas nos rins;
•    osteoporose;
•    doenças autoimunes;
envelhecimento precoce, entre outros.

AÇUCARES
O alto consumo de açúcar, em longo prazo, pode comprometer o bom funcionamento do pâncreas, que é o órgão responsável pela secreção de insulina. Quando há um excesso na liberação de insulina, temos um comprometimento das células que fazem com que ela não execute sua função de maneira adequada, aumentando, assim, o açúcar no sangue. Esse aumento acaba causando:
•    obesidade;
•    elevação da gordura visceral;
•    diabetes;
•    câncer;
•    alzheimer;
insuficiência hepática, entre outros

GORDURAS
A gordura saturada está presente na manteiga e em muitos alimentos de origem animal como queijos, banha de porco, leites integrais, etc). De forma geral, o excesso desses ingredientes está muito presente nos alimentos ultra processados, como: salgadinhos de pacote, temperos prontos, refrigerantes, biscoito recheado, doces em geral, batata frita, etc.
As doenças mais acometidas pelo uso indiscriminado de gorduras são:

•    Doenças cardiovasculares
•    Doenças no aparelho gastrointestinal
•    Doenças no fígado
•    Obesidade
•    Doença arterial periférica
•    Câncer
•    Inflamação no cérebro

CONSUMO DE ÓLEO EM EXCESSO
Ingerir alimentos com excesso de óleo acomete não somente o ganho de peso, mas também o surgimento de muitos problemas de saúde. Esse consumo exacerbado traz diversas complicações para a saúde como:
•    aumento do colesterol ruim;
•    infarto;
•    diabetes;
•    hipertensão;
•    gordura no fígado;
•    arteriosclerose.
Portanto cabe a cada um monitorar seus hábitos, para ter uma saúde permanente, agregando a esses valores, uma vida saudável.