Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA)

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL – SIM

Serviço de Inspeção Municipal – SIM

A cidade de Ouro Verde do Oeste oferece o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de origem Animal - SIM/POA vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) emite um número de registro da empresa que se adequar às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem controle de qualidade e higiene em seu processo de produção para produtos de origem animal com venda exclusiva dentro do município.

Objeto de inspeção e fiscalização do SIM:

- Os animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos e matérias-primas;

- O pescado e seus derivados;

- O leite e seus derivados;

- Os ovos e seus derivados;

- O mel de abelha, a cera e seus derivados.

São atribuições do Serviço de Inspeção Municipal – SIM:

- Inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;

- Realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;

- Proceder a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais;

- Notificar, emitir auto de infração, apreender produtos, suspender, interditar ou embargar estabelecimentos, cassar registro de estabelecimentos e produtos; levantar suspensão ou interdição de estabelecimentos;

- Realizar ações de combate a clandestinidade;

- Realizar outras atividades relacionadas a inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, por ventura, forem delegadas ao SIM.

Objetivos do SIM:

- Fortalecer a economia;

- Garantia de qualidade;

- Segurança alimentar;

- Desenvolvimento urbano;

Além de suas atividades regulamentares o SIM desenvolve atividades de caráter informativo, orientativo e educativo.

ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS NO SIM/POA:

Abatedouro Frigorífico de bovinos e suínos

Unidade de Beneficiamento de Carnes e Produtos de Origem Animal

Abatedouro Frigorífico de Pescado

Exija produtos registrados e inspecionados, caso encontre produtos sem registro DENUNCIE! Disque (45) 3251-8000.

ANEXOS:

- Lei Municipal nº 925 de 26 de abril de 2022.

- Estabelecimentos registrados no SIM/POA.

- Portaria de coordenador do Serviço de inspeção municipal